domingo, 22 de agosto de 2010

PRIMEIRAS COMPOSIÇÕES (21/8/2010)

Trens do Metrofor chegam hoje ao Ceará

Clique para Ampliar
Fontenele avalia a chegada dos trens como uma "conquista grande"
FOTO: ALEX COSTA
Clique para Ampliar
Antes do metrô entrar em operação, ainda falta contratar empresa que irá prestar equipamentos eletrônicos
FOTO: THIAGO GASPAR
21/8/2010
Navio com os dois primeiros carros, de um total de 20, do metrô, atraca às 8h no Terminal Portuário do Pecém

Um ponto no horizonte acende a luz no fim do túnel. Os primeiros dois trens, de um total de 20, que irão formar as dez composições do Metrô de Fortaleza (Metrofor), chegam definitivamente, às 8h de hoje, no Terminal Portuário do Pecém. Após as manobras de atracação do navio Nanuk, os trens começam a ser descarregados a partir das 13h, em uma operação que deve durar, pelo menos, cinco horas e terminar somente à noite.

A informação da chegada dos trens, encomendados pelo Governo do Estado à empresa italiana Ansaldobreda, foi confirmada na noite de ontem pelo diretor de operações e infraestrutura da CearáPortos, Humberto Castelo Branco. Segundo ele, contatos vinham sendo feitos com o comandante do navio, como forma de monitorar a hora exata de chegada dos trens, aguardados com grande expectativa, diante dos atrasos consecutivos e problemas registrados no Metrofor.

De acordo com o secretário Estadual de Infraestrutura, Adail Fontenele, os trens chegam em partes e serão compostos, inicialmente, em uma área reservada do pátio de cargas do porto. Inicialmente serão montados os ´trucks´ (eixos) sobre as rodas, para depois serem acoplados os carros.

Após a montagem, que deverá levar cerca de dez dias, explica o diretor de operações, os trens seguem, rodando nos trilhos, até o Centro de Manutenção do Metrofor, na estação Vila das Flores, em Pacatuba, onde será concluída a arrumação das peças. Depois desta fase, que deverá levar uns 20 dias, explica o secretário, os trens serão submetidos, um a um, a testes estáticos e dinâmicos.

Conforme disse, após os testes de motores, de freios e de estrutura, com os trens parados, eles serão testados sobre os trilhos, mas em apenas uma das linhas do Metrofor, no trecho de dois quilômetros que interliga Pacatuba à Pajuçara.

Ainda em obras, esse trecho só deve ficar pronto nos próximos 30 dias. "Vamos aproveitar os testes dos trens para avaliar também as linhas", explicou o secretário. "Caso detectemos algum problema, poderemos corrigir antes de iniciar os testes com os outros trens", acrescentou Fontenele.

Mais otimista diante dos graves problemas diários enfrentados nos últimos dez anos pelo Metrofor, Fontenele avalia a chegada dos primeiros trens como uma "conquista grande".

Ele reconhece, no entanto, que até o metrô entrar definitivamente nos trilhos muito ainda há que ser feito.

Ele cita, por exemplo, a nova licitação para contratação da empresa que irá prestar os equipamentos elétricos e eletrônicos e os serviços de integração dos sistemas em toda a linha, nos trens e nas estações do metrô. "Nossa expectativa é de que entre agosto e setembro - do próximo ano - teremos condições de iniciar as operações comerciais", almeja.

CARLOS EUGÊNIOREPÓRTER - Diário Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário