quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Metrofor tem 85% da linha Sul pronta

21/10/2010 - Diário do Nordeste

"Uma luz que já pode ser vista no finalzinho do túnel". Com essas palavras, o secretário de Infraestrutura do Ceará, Adail Fontenele, definiu o atual momento do metrô de Fortaleza. Segundo ele, cerca de 85% de toda a obra civil da chamada Linha Sul, com total de 24km, e que ligará Pacatuba ao Centro de Fortaleza já está concluída.

De acordo com Fontenele, com a conclusão de boa parte da obra civil da Linha Sul, também já está sendo iniciada a parte final do projeto. "Estamos trabalhando também a parte de sistemas, das linhas de controle dos trens. Dando tudo certo, poderemos no meio do próximo ano fazer com que o fortalezense desfrute desse importante meio de transporte", disse. O secretário destacou que os primeiros dois quilômetros do projeto já devem servir como testes no fim de novembro. "Vamos testar os trens que vieram da Itália. Em dez dias, eles devem ser transportados do Pecém para o Centro de Manutenção em Pacatuba. Os dois primeiros quilômetros estarão completamente prontos", comemorou.

Sobre a Linha Oeste, que liga Caucaia e Fortaleza, o secretário também comentou os testes a serem realizados com dois VLTs (veículo leve sobre trilhos). "Os dois primeiros trens feitos em Barbalha já estão em Fortaleza", explicou.

A terceira linha planejada pelo Governo do Estado e o Metrofor para a cidade de Fortaleza pretende ligar a Zona Leste da Cidade ao Centro de Eventos. De acordo com Fontenele, ela também está em andamento. "Estamos trabalhando com projetos novos, a linha leste o Cid idealizou estamos desenvolvendo o projeto básico para a Zona Leste até o Centro de Convenções", revelou.

Espera

Em janeiro de 1999, os moradores de Fortaleza começaram a ver na Cidade o início das obras do Metrofor. Na época, a previsão era de que a primeira etapa do projeto fosse concluída em 11 meses e que o metrô fosse entregue em 2002. Entre 2001 e 2002, o MPF já tinha encaminhado uma série de recomendações à Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) em relação ao contrato estabelecido com as construtoras. Em 2007, as obras do Metrô de Fortaleza foram incluídas entre as beneficiárias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que destinou R$ 523,5 milhões.

Já em 2009, após 43 dias de paralisação, as obras foram reiniciadas em agosto. A decisão foi tomada antes mesmo do julgamento do TCU sobre supostas irregularidades nos valores repassados ao projeto. Por fim, em 2010, o governo anunciou início da fase experimental para novembro deste ano e inauguração em 2011.

1,3 bi em estradas - Na reunião convocada pelo governador Cid Gomes com o secretariado para avaliar o MAPP, Fontenele, avaliou as ações do governo quanto à estrutura rodoviária do Estado. Segundo ele, foram 1.300 quilômetros de novas rodovias estaduais desde o início da gestão estadual.

"Hoje o Estado está com mais de 7.300 km de CE construídos e recuperados. Deixamos mais de 1,3 mil km de estradas prontos até o fim do ano", explicou o secretário.

De acordo com Fontenele, o Governo priorizou as ligações estratégicas importantes entre os municípios. "Nós estamos com a sensação de dever cumprido", afirmou. "Estamos conseguindo atingir os objetivos, resolvendo problemas graves de infraestrutura, principalmente na malha viária do Ceará, que encontramos em 2007 bastante danificada, que dos 6.000 km existentes, 25% estavam danificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário