sexta-feira, 15 de julho de 2011

Governador do Ceará vistoria trens do Metrofor na Itália

15/07/2011 - Diário do Nordeste

Após viagem à China, governador visitou a fábrica da AnsaldoBreda, em Pistoia, e monitorou a montagem do metrô

No retorno da viagem a China, onde buscou prospectar negócios para o Ceará, o governador Cid Gomes visitou a fábrica de trens AnsaldoBreda, em Pistoia, na Itália, para conferir a fabricação dos trens que a empresa está fornecendo para o Metrô de Fortaleza (Metrofor). Ontem, o chefe do Executivo estadual conheceu também as tecnologias de transporte sobre trilhos que estão sendo desenvolvidas na Europa e que poderão ser utilizadas nos trens da Linha Leste do metrô e no ramal Parangaba-Mucuripe.

Desde junho, duas composições - das 20 que serão entregues pela AnsaldoBreda e que operarão na Linha Sul - estão sendo testadas em um trecho de 2,8 km, em Maracanaú. O investimento total do Estado para a aquisição das unidades foi de R$ 240 milhões.

A Linha Leste terá início na estação central Xico da Silva, onde também se encontrarão as Linhas Oeste e Sul, no Centro de Fortaleza, seguindo pela região de bairros da Aldeota e Papicu, terminando na avenida Washington Soares.

Novo trecho

Já a Linha Parangaba-Mucuripe será fundamental para a ligação entre o setor hoteleiro da orla de Fortaleza e o Centro da Capital, a partir de sua integração com a Linha Sul. Atualmente, o ramal é operado somente por trens de carga, mas até a Copa do Mundo de 2014 deverá passar a ter um fluxo misto, transportando também passageiros.

Este trecho será operada por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), trens de superfície semelhantes aos usados na Europa. O projeto prevê ao longo dos 13 km, 10 estações de superfície, seis passagens subterrâneas, e um viaduto ferroviários, atendendo a bairros como Parangaba, Montese e Aldeota.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário