sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Linha Sul do metrô de Fortaleza deve ser inaugurada em 2012

18/11/2011 - Jangadeiro Online

As obras da base da infraestrutura serão encerradas ainda este ano, mas ainda serão realizados trabalhos de acabamento nas estações. Obedecendo ao cronograma proposto, o metrô passará por testes até meados de 2012

A linha Sul do metrô de Fortaleza está com 95% das obras concluídas, segundo a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). O trecho, que fará a ligação entre Pacatuba e o Centro da Capital, contará com 20 estações, mas apenas 18 estarão funcionando na inauguração.

Em contato com o Jangadeiro Online, o assessor da presidência do Metrofor, Fernando Mota, afirmou que as estações Juscelino Kubitschek e Padre Cícero, incluídas pelo Governo do Estado no projeto para obras da Copa do Mundo de 2014, não ficarão prontas até a inauguração da linha Sul, prevista para o ano que vem.

“O projeto não será comprometido pela construção das estações, que devem ficar prontas no final de 2012”, afirmou o assessor.

13 anos de obras

O projeto do metrô de Fortaleza foi elaborado em 1987, mas as obras da linha Sul só tiveram início em 1999. Com gastos superiores a R$ 1,7 bilhão, o maior projeto de transporte público do Estado deve ser inaugurado 13 anos depois do início de sua construção.

Passageiros serão transportados na fase de testes

Os trens que vão operar na linha Sul, desenvolvidos na Itália, já foram testados. Eles passam por correções após algumas falhas detectadas na fase de experimentação.

Segundo Fernando Mota, as obras da base da infraestrutura serão encerradas ainda este ano, mas ainda serão realizados trabalhos de acabamento nas estações. Obedecendo ao cronograma proposto, o metrô passará por testes até meados de 2012. O assessor garantiu que serão abertos horários especiais para passageiros já neste período.

18 linhas na primeira fase

Ao todo, 20 trens farão parte da frota de transportes do metrô de Fortaleza, que formarão dez composições de 80 metros cada. Segundo o Metrofor, 18 novas estações passam por obras de acabamento, são elas: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central – Xico da Silva (antiga João Felipe).

População ansiosa

Marilena Ramos, que mora nas proximidades de uma estação São Benedito, na avenida do Imperador, garantiu que o andamento das obras é bom e que os funcionários já realizam a etapa final dos trabalhos.

De acordo com o assessor da presidência do Metrofor, a obra não enfrenta nenhum problema e são poucas as reclamações da população. “Todos estão ansiosos pela inauguração”, garantiu.
 

Um comentário:

  1. Não me conformo a estação do Aracapé , só beneficiou os moradores do bairro Santa Rosa, no Aracapé continua aquele tuneo horrorozo!!!

    ResponderExcluir