sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Metrofor promete conclusão de metrô até fim de 2011

17/11/2011 - G1

Após mais de dez anos, as obras do metrô de Fortaleza devem ser concluídas até o final deste ano, segundo a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). A previsão é de que até o fim de 2012, sejam iniciados os testes com passageiros. No entanto, o início das operações só está programado para 2013. A obra já recebeu um investimento total de R$ 1,705 bilhão.

A linha sul ligará o Centro de Fortaleza aos municípios de Pacatuba e Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O metrô terá 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado.

O metrô de Fortaleza terá 20 estações de passageiros: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central – Xico da Silva (antiga João Felipe); Juscelino Kubitschek e Padre Cícero. Ao todo, serão 20 trens que formarão dez composições de 80 metros, cada.

A implantação do metrô de Fortaleza é considerada a maior obra estruturante de Fortaleza pelo Governo do Estado. A obra está inclusa no Plano de Mobilidade Urbana da Copa do Mundo da Fifa de 2014, com a expectativa de que o metrô atenuar problemas de ordenamento do trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário