sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Governador e deputados visitam obras do Metrô de Fortaleza

16/12/2011 - Governo do Estado do Ceará


O trem que será utilizado pelo Governador e pelos deputados é italiano da empresa AnsaldoBreda e já passou por testes técnicos no primeiro semestre de 2011.

O governador Cid Gomes, o presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes, e o secretário Adail Fontenele (Seinfra) apresentam neste sábado (17), às 9 horas, as obras de implantação da Linha Sul do metrô de Fortaleza a um grupo de deputados. Além de visitar estações do metrô, os parlamentares farão de trem o percurso entre as estações Virgílio Távora e Rachel de Queiroz (Rua 20 - Novo Maracanaú e Av. Central, s/n, Acaracuzinho - respectivamente).

A visita será iniciada na estação São Benedito, no Centro de Fortaleza (Av. Tristão Gonçalves, entre as ruas Meton de Alencar e Clarindo de Queiroz). O grupo conhecerá a estação subterrânea que já está em fase de acabamento. No local, haverá uma apresentação do balanço das obras. Depois, acontecerá o deslocamento até a estação Virgílio Távora, no Novo Maracanaú. De lá, Cid Gomes e deputados embarcarão no metrô e percorrerão 2,8 quilômetros até a estação Rachel de Queiroz, no mesmo município. Esses dois trechos são de superfície. O trem que será utilizado pelo Governador e pelos deputados é italiano da empresa AnsaldoBreda e já passou por testes técnicos no primeiro semestre de 2011.

Andamento das obras

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) já concluiu 95% das obras civis da linha Sul, que ligará o Centro de Fortaleza à Pacatuba. São 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado.

A obra está recebendo um investimento total de R$ 1,705 bilhão. A previsão é que as obras civis sejam finalizadas até o fim deste ano do contrato original. Em 2012, devem ter início os testes com passageiros. Em 2013, serão feitos os ajustes finais. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena com os terminais de ônibus.

Dois trens já chegaram ao Ceará. Outros seis devem chegar a Fortaleza até fevereiro do ano que vem. Os trens fazem parte de um total de 20 que formarão dez composições de 80 metros, cada. Estão sendo executadas 18 novas estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central –   Xico da Silva (antiga João Felipe).

O Governo do Estado conseguiu a inclusão de mais duas estações no cronograma de obras: Juscelino Kubitschek e Padre Cícero. As duas estações já estavam previstas desde a concepção original da Linha Sul, mas com o Plano de Mobilidade Urbana gerado pela Copa do Mundo da Fifa em 2014, suas implantações foram antecipadas. Com isso, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que liga Pacatuba ao Centro de Fortaleza, terá ao todo 20 estações.

A implantação do metrô de Fortaleza é considerada a maior obra estruturante da capital. A expectativa é que o metrô solucione um dos grandes problemas da cidade, que é o ordenamento de seu trânsito. A necessidade de se aumentar a oferta de transporte público de qualidade em substituição aos carros de passeio tem sido um dos objetivos de governos para desafogar as vias e melhorar a   mobilidade urbana.

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