segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Linha Sul do Metrô de Fortaleza está quase pronta

19/12/2011 - Diário do Nordeste

A obra da estação está avaliada em R$ 1,7 bilhão. Em 2012, deverá ocorrer o início dos testes com os passageiros

O governador Cid Gomes junto com um grupo de deputados participaram ontem pela manhã da apresentação das obras de implantação da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, na estação São Benedito, na Avenida Tristão Gonçalves. Mas a visita durou apenas dez minutos, devido à manifestação realizada por policiais e bombeiros militares em frente à estação, fechando totalmente toda a via.

Antes de sair do local, os deputados e o governador ouviram o presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes, explicar que já foram concluídas 95% das obras civis da linha Sul, que ligará o Centro da Capital à Pacatuba.

Além disso, Fortes também comentou que a obra está recebendo um investimento total de R$ 1,7 bilhão. "A previsão é que as obras civis sejam finalizadas até o fim deste ano do contrato original. Em 2012, deve ocorrer o início dos testes com passageiros. Já em 2013, serão feitos os ajustes finais", informou.

Serviço

O presidente do Metrofor acrescentou ainda que a Linha Sul terá 24,1 Km de extensão em via dupla, sendo 18 Km de superfície, 3,9 Km subterrâneo e 2,2 Km elevado.

O titular da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), Adail Fontenele, afirmou que é importante que todos conheçam a estação para assim saber qual a real situação do andamento das obras. "Todos as pessoas que estão presentes vieram aqui para acabar com a desconfiança e temor em relação à situação do Metrofor".

Ele ainda acrescentou que devido ao andamento satisfatório de todo o projeto o governo do Estado tem a responsabilidade de mostrar o que está sendo feito no Metrô de Fortaleza.

O secretário Adail Fontenele também destacou a importância e o impacto da obra na melhoria do trânsito da cidade. "Como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) vai passar pelo subterrâneo o trânsito vai poder fluir tranquilamente. Isso também vai acontecer na Linha Leste do Metrô", disse.

Antes de ir embora o governador Cid Gomes e o grupo de deputados fizeram uma vistoria por toda a estação e as suas dúvidas foram esclarecidas pelo presidente do Metrofor.

Devido ao tumulto com os policiais, o governador deixou o local antes de falar com a imprensa. A expectativa era de que ele ainda fosse visitar as estações Virgílio Távora e Rachel de Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário