sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Oposição critica postura do governador Cid Gomes sobre o Metrofor

09/12/2011 - Diário do Nordeste

Embora tenham elogiado informações sobre obras, deputados denunciaram excessos por parte do governador


A visita do governador Cid Gomes (PSB) à Assembleia na última quarta-feira motivou algumas críticas dos parlamentares de oposição, durante a sessão ordinária de ontem. Embora tenham elogiado a ida do governador para informar sobre as obras do Metrofor, alguns deputados fizeram reclamações sobre a abordagem de temas polêmicos por Cid, quando a Casa já havia negado o debate oficial.

Durante a visita, o governador Cid prestou esclarecimentos sobre denúncias relacionadas aos empréstimos consignados e irregularidades em convênios para a construção de kits sanitários. Os temas já tinham sido objeto de requerimentos da oposição, que foram rejeitados pela base aliada.

"Quando o governador aqui se postou, foi no sentido de defender o seu Governo e também a terceiros", disse o deputado Heitor Férrer (PDT). Ele considerou que Cid "lamentavelmente" enveredou por um caminho que não deveria, ao insistir em um debate que deveria ter sido pautado pela Assembleia.

O pedetista defendeu que a visita de Cid deve ser encarada como algo natural, mas disse não acreditar que tenha sido decidida da noite para o dia, conforme alegou o governador. "Até porque ele compareceu com vários secretários e uma grande equipe. Ele trouxe o Governo pra dentro da Assembleia", argumentou.

O deputado Wagner Souza (PR), por sua vez, reclamou que alguns deputados da oposição não tenham tido a oportunidade de questionar o governador por conta do tempo regimental, ficando a impressão de que os oposicionistas não tiveram coragem de debater com Cid.

"Eu iria tratar de temas que discuto diariamente. Iria parabenizá-lo pela iniciativa das câmeras de segurança e questioná-lo sobre as providências para evitar greve das polícias no Ceará", declarou Wagner Souza, lamentando que o debate sobre segurança pública não tenha sido estendido.

O deputado Heitor Férrer disse que o resultado da visita do governador foi a impressão de que Cid teria inibido a oposição. "Alguns não se manifestaram porque regimentalmente o tempo acabou, e as inscrições foram suspensas", explicou.

Argumentando que a presença do governador na Casa também fora antirregimental, Férrer defendeu que o justo teria sido permitir o pronunciamento dos parlamentares além do tempo. "A participação também deveria ter ido além do regimento, ou então que se consultasse o plenário. Até porque o governador não limitou o tempo dele".

Blindagem

O tucano Fernando Hugo elogiou a presença de Cid para falar das obras do Estado, mas criticou que o governador tenha feito um discurso emocionado para responder a oposição, avaliando que Cid "passou por cima dos líderes". "Achei até esquisito porque há uma blindagem", disse o parlamentar, acrescentando que o governador não foi apresentar as obras, mas fazer uma defesa pública.

O líder do Governo, deputado Antônio Carlos (PT), afirmou que esta não foi a primeira vez que o governador Cid foi à Assembleia e que ele tem a prerrogativa de fazer isso quando quiser. O deputado classificou o episódio como "prestígio" aos deputados e disse não concordar que os oposicionistas não puderam se pronunciar. "Estão procurando chifre em cabeça de cavalo", declarou.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário