domingo, 20 de maio de 2012

Realizado primeiro teste no túnel do Metrô de Fortaleza

16/05/2012 - O Jangadeiro, Renata Pimentel 

Técnicos da Secretaria da Infraestrutura e da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) realizaram nesta quarta-feira (16) um percurso vistoriando o trecho da Linha Sul, saindo da estação elevada da Parangaba até a estação subterrânea de São Benedito.

A vistoria técnica desta quarta-feira foi a primeira realizada com um trem desde o início das obras das estações subterrâneas do metrô. O trem utilizado nesta vistoria foi o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que possuem dimensões muito semelhantes às dos veículos Trens Unidades Elétrica (TUEs), que são movidos a energia elétrica e que vão operar no trecho.

A fiscalização tem o objetivo de verificar se o trem entra de forma adequada no túnel e nas estações. O secretário da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) Adail Fontenele e o presidente do Metrô de Fortaleza, Rômulo Fortes, além da equipe de técnicos, aprovaram o teste de quatro quilômetros entre as duas estações. A vistoria faz parte dos preparativos para a inauguração da Linha Sul.

No próximo dia 15 de junho, a Linha Sul deve ser inaugurada / Foto: Governo do Estado do Ceará
 
Operação assistida

No próximo dia 15 de junho, a Linha Sul deve ser inaugurada e dará início à operação assistida, que irá transportar passageiros de Pacatuba à estação Parangaba. Em outubro, os testes seguirão de Pacatuba até o Centro.

São 24,1 quilômetros de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 quilômetros subterrâneos e 2,2 quilômetros em elevado. Esta linha irá receber um total de 20 trens que formarão dez composições de 80 metros, cada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário