sábado, 16 de junho de 2012

Metrô de Fortaleza inaugura Linha Sul

15/06/2012 - Webtranspo, joão vidal

Trecho de 15 quilômetros irá operar em modo de teste até outubro deste ano -

Investimento no sistema metroviário é de R$ 1,705 bilhão.

Nesta sexta-feira, 14, à tarde, o governador do Ceará, Cid Gomes, realizará a primeira viagem do novo trecho do Metrô de Fortaleza que atenda à zona Sul da capital e região. Agora, os TUEs (Trens Unidades Elétricas) realizarão operação assistida, que consiste em testes operacionais com passageiros.

Os testes, que se iniciam neste mês, vão até outubro. Neste período, o sistema transportará passageiros voluntários entre as estações Carlito Benevides, em Pacatuba, e Parangaba, em Fortaleza. A nova linha atende 12 estações, que passam por 12 municípios diferentes. Além da capital cearense, as cidades de Pacatuba e Maracanaú serão beneficiadas.

O trecho, entre estas duas estações, tem 15 quilômetros de extensão e prestará serviço das 9 horas às 15 horas. A perspectiva é que a cada 20 minutos haverá uma viagem de teste com passageiros levando entre 445 e 890 pessoas, dependendo da composição que estiver sendo usada (variando de três a seis carros). Durante esse período, haverá parada em todas as estações.

Para operação no sistema, o Metrô de Fortaleza adquiriu 20 trens, dos quais oito já foram recebidos, da empresa italiana Ansaldo Breda. As composições, que são elétricas, medem 40 metros e podem atender a 445 passageiros, sendo 50 sentados. Há também a perspectiva dos trens, que têm velocidade máxima de 80 quilômetros por hora, serem montados com seis carros, dobrando a capacidade.

A linha Sul possui 18 estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central – Chico da Silva.

Para viabilizar o trecho está sendo investido R$ 1,705 bilhão. Em 2013, serão feitos os ajustes finais para início da operação comercial. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena com os terminais de ônibus.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário