segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Linha Leste do Metrofor está pronta para sair do papel

17/09/2012 - Ceará 2014

Desde 1999 o Fortalezense aguarda pelo Metrofor. Muito foi dito e praticamente nada foi feito neste tempo, até que em 2012 finalmente foi inaugurado um trecho da linha sul. Um dos trajetos do metrô de Fortaleza será a linha leste. Orçado em cerca de R$ 3,5 bilhões, seus 12,4 quilômetros serão totalmente subterrâneos e farão a ligação do Centro da cidade até o Forum Clóvis Beviláqua no bairro Edson Queiroz. A expectativa é que esta linha que possuirá 20 trens elétricos movimente 400 mil pessoas diariamente em um processo de integração com as linhas Sul, Oeste, ramal Parangaba-Mucuripe e terminais de ônibus. 

Serão ao total doze estações por todo o trajeto, sendo que onze serão subterrâneas. O objetivo da construção de uma linha subterrânea é causar o menor impacto ao já complicado sistema de mobilidade de algumas vias, especialmente da avenida Santos Dumont, a qual o metrô acompanhará boa parte de seu traçado. As obras acontecerão cerca de trinta metros abaixo do chão. 

Para o trabalho de construção de túneis o Governo do Ceará comprou 4 tuneladoras, a empresa norte-americana The Robbins Company foi a vencedora da licitação para fornecer os “tatuzões” do tipo Earth Pressure Balanced (EPB). O preço foi de R$ 128,2 milhões. A expectativa da Secretária da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) é que as primeiras duas máquinas cheguem até maio do ano que vem e, dois meses depois, entrem em operação. Cada tuneladora terá a capacidade de perfurar 16 metros de túnel por dia, parando somente um dia na semana para manutenção. 

As doze estações do metrô serão as seguintes: Estação da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva. A previsão é para que um trecho da obra esteja disponivel até o final de 2014, e a conclusão só para 2016.

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