domingo, 30 de setembro de 2012

Metrofor: Trecho entre Benfica e Parangaba é inaugurado

30/09/2012 - O Povo

Ao som dos maiores sucessos do forró eletrônico dos últimos tempos, o governador do Ceará, Cid Gomes, chegou com atraso de uma hora à estação Parangaba para iniciar a primeira viagem da segunda etapa do Metrô de Fortaleza. Às 10h45min, o trem começou a viagem e passou pelas estações Couto Fernandes, Porangabussu e Benfica, com o veículo guiado pelo governador. Em cada uma delas, Cid Gomes foi recebido com a pompa de fogos de artifício e festa de pessoas que esperavam nas paradas.

A inauguração, que acontece após 13 anos de espera desde o início da construção do Metrofor, veio com a notícia de mais um adiamento. No lançamento do primeiro trecho, entre Pacatuba e Parangaba, no dia 15 de julho deste ano, a previsão de conclusão de toda a Linha Sul era até o dia 15 de outubro. No entanto, o Metrofor avisou que a população terá de esperar até o fim do ano pelo restante da linha. "As estações já estão prontas, falta apenas a parte elétrica do metrô", justifica o governador.

A Linha Sul nasce na estação Carlito Benevides, em Pacatuba, e desemboca na estação Chico da Silva (na estação ferroviária João Felipe), no Centro. Com a inauguração, o percurso chega a 20 quilômetros, que devem ser percorridos em 33 minutos. Ao fim das obras, a linha deve deslizar por 24 quilômetros.

Logo após a primeira viagem, o metrô já passou a servir a população. Até o lançamento de toda a Linha Sul, o metrô funcionará em caráter experimental e, gratuitamente, vai atender à população entre 8 horas e meio-dia, de segunda a sexta. A previsão é de que, após ser concluída, a Linha Sul atenda a um público de 350 mil pessoas diariamente. Hoje, a linha atende cerca de quatro mil pessoas por dia.

Cid Gomes também informou que duas outras estações serão acrescentadas à Linha Sul: a estação Juscelino Kubitschek, no Montese, e a São Benedito, no Centro. O governador aproveitou a ocasião para reforçar a previsão de lançamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ramal Parangaba/Mucuripe, alvo de uma disputa política entre Governo e Prefeitura, por conta das desapropriações.

O trilho do VTL - que passa pelo Montese, Aeroporto, Vila União, Aerolândia, São João do Tauape, Via Expressa, entre outros bairros - está programado para maio de 2014, com a perspectiva de transportar mais de 100 mil passageiros por dia. O percurso previsto é de 13 quilômetros. "Dizem que os olhos do dono é que engordam o gado. Tenho acompanhado essa obra de perto, visitado cada estação", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário