sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Primeira estação central do Metrô de Fortaleza é entregue à população

24/10/2012 - Governo do Ceará

Serão 37 quilômetros em toda a extensão do Metrô de Fortaleza.


Avança em mais uma etapa a realização do sonho do Metrô de Fortaleza. Nesta quarta-feira (24), a primeira estação central, a São Benedito, foi entregue à população. O trecho vai da estação Benfica a São Benedito e inaugura a 16ª estação da Linha Sul, que sai de Pacatuba e vai até o Centro da Capital, com cerca de 24 quilômetros de extensão. "Esse percurso feito de ônibus dura cerca de duas horas. Com o Metrô, são apenas 28 minutos, significando mais qualidade de vida e mais tempo com a família para os trabalhadores", comemorou o governador em exercício, Domingos Filho.

Localizada ao lado da igreja de São Benedito, na Avenida Tristão Gonçalves com Rua Clarindo de Queiroz, a Estação São Benedito é a primeira das três estações da Linha Sul no Centro de Fortaleza. Nesse primeiro momento, as viagens serão feitas das 8 horas às 12 horas, gratuitamente, de segunda-feira a sexta-feira. Para ter início a operação comercial, falta apenas concluir mais duas estações: José de Alencar e Chico da Silva, também no Centro. "Essa é uma obra que começou em 1999 e que os moradores de Fortaleza e Região Metropolitana já não tinham esperança de ver o Metrô funcionando. O projeto inicial não ia até o Centro, foi preciso muita dedicação do Governo do Estado para viabilizar a obra e trazê-la para o Centro da cidade", concluiu o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele. Ele destacou ainda que, a exemplo da eleição no primeiro turno, o Metrô vai funcionar no próximo domingo (28), das 8 horas às 18 horas.

Serão 37 quilômetros em toda a extensão do Metrô de Fortaleza. Segundo Domingos Filho, nas proporções de população, esse será o maior metrô do Brasil. De acordo com o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, "temos um equipamento de primeira, que não deve nada a nenhuma grande cidade. Estamos havançando também nas obras do ramal Parangaba-Mucuripe, que deverá entrar em funcionamento no final de 2013, com cerca de 13 quilômetros de extensão". Serão construídas no Ramal dez estações, sendo que as da Parangaba e do Papicu possuem projeto diferenciado, uma vez que permitirão a integração com os terminais de ônibus. As demais estações serão localizadas no Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Mucuripe e Iate.

Estiveram presentes o secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo; o superintendente do DER, Sérgio Azevedo e o deputado estadual Edísio Pacheco.

Linha Sul

Na última semana, a operação assistida na Linha Sul do Metrô de Fortaleza completou quatro meses de funcionamento, chegando a uma média de quase 5 mil passageiros por dia. Ressalte-se que este número diz respeito apenas ao período da manhã, pois é quando há disponibilização do equipamento para teste da população. Até o momento, cerca de 300 mil pessoas já utilizaram o serviço que permanece gratuito até meados de 2013, quando está previsto o início da operação comercial. O investimento total na obra é de R$ 1,8 bilhão.

Quando completamente concluída, a Linha Sul contará com 24,1 km de extensão em via dupla entre Pacatuba e Fortaleza, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. Ao todo, o projeto da Linha Sul contempla 20 estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Juscelino Kubitschek; Couto Fernandes, Porangabussu; Padre Cícero; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); e Central – Chico da Silva.

Estações em operação assistida:

São Benedito: Avenida Tristão Gonçalves (próximo ao número 1700), esquina com Rua Clarindo de Queiroz
Benfica: Av. Carapinima nº 2087 - Benfica
Porangabussu: Rua Professor Costa Mendes s/n, entre a Av. José Bastos a Rua Machado de Assis – Porangabussu.
Couto Fernandes: Av. José Bastos, nº 4601 - Rodolfo Teófilo
Parangaba: Rua Dom Pedro II, 91 - Parangaba
Vila Pery: Rua Cônego de Castro, 1387 - Vila Pery
Manoel Sátiro: Rua Manoel Sátiro, 529 - Vila Manoel Sátiro
Mondubim: Rua Manoel Sátiro, 1159 - Mondubim
Esperança (antiga Conjunto Esperança): Av. Penetração Norte, 235 C. Esperança
Aracapé: Linha Férrea, 2611 - Aracapé
Alto Alegre: Linha Férrea, s/n - Alto Alegre
Raquel de Queiroz (antiga Pajuçara): Av. Central, s/n - Acaracuzinho
Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú): Rua 20, - Novo Maracanaú
Maracanaú: Rua Henrique Mendes, s/n - Centro - Maracanaú
Jereissati: Linha Férrea S/N - Maracanaú
Carlito Benevides (antiga Vila das Flores): Rua 17, 01 Bom Futuro - Vila das Flores - Pacatuba

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil – 85 3466.4898
comunicacao@casacivil.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.



Enviado via iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário