quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Obras do VLT em Fortaleza avançam em novas frentes de trabalho

08/01/2013 - Secpa - CE

Novas frentes de trabalho foram abertas para as obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Fortaleza. No ramal Parangaba-Mucuripe, os trabalhos já alcançaram as proximidades do viaduto da BR-116, no trecho sobre a Avenida Borges de Melo, nas imediações do Conjunto Residencial Maravilha. Nesse ponto, estão sendo erguidos os pilares do elevado por onde o VLT circulará. A construção de um muro de arrimo ao longo da Via Expressa, entre as avenidas Santos Dumont e Alberto Sá, no bairro do Papicu, também continua, agora avançando após a Rua Júlio Abreu.


Os trabalhos estão sendo executados inicialmente em áreas onde não são necessárias desapropriações de moradores na faixa de domínio da linha. Também está sendo realizado o trabalho de remodelação da linha de carga que corre paralela à linha do VLT. Estão sendo construídos dois elevados nas avenidas Germano Frank e Aguanambi, passagens inferiores nas avenidas Padre Antônio Tomás, Santos Dumont e Alberto Sá, além de passarelas em vários locais. Com aproximadamente 21% da obra concluída, o VLT tem prazo para ser entregue à população em dezembro de 2013.

O novo modal vai operar em via dupla e fará conexão ferroviária de 12,7 km entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe, sendo 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado. O VLT, que cruzará 22 bairros de Fortaleza e deve beneficiar cerca de 100 mil pessoas por dia, é uma das obras de mobilidade urbana na capital cearense para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário