terça-feira, 7 de maio de 2013

Obras em Fortaleza estão lentas a 60 dias da Copa das Confederações

06/05/2013 - Folha de SP

Copa das Confederações ocorre de 15 a 30 de junho em seis cidades. Estádio Castelão está pronto, mas obras de mobilidade estão na metade

Adriano Queiroz

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, em entrevista
créditos: Rádio Verdes Mares

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, confirmou, na manhã deste sábado (04), que conseguiu recursos para construção de três novos sistemas de Bus Rapid Transit(BRTs), faixas exclusivas para ônibus.

O anúncio foi feito em entrevista ao apresentador Evandro Nogueira, no quadro Sem Pauta, do programa Sábado Show, daRádio Verdes Mares. Além dos novos BRTs, o gestor afirmou que vai concluir a finalização do BRT que liga os Terminais do Antônio Bezerra e do Papicu até março de 2014. As mudanças foram antecipadas pelo Diário do Nordeste, há dois meses.

Fazendo críticas à gestão anterior, o prefeito disse que "Fortaleza não tem um BRT. O que nós temos hoje é uma pinturazinha de azul num pedaço da Avenida Bezerra de Menezes, que dá prioridade ao ônibus, mas não resolve o problema.O BRT vai funcionar no canteiro central, não na mão lateral, porque isso traz prejuízo para a população e para o comércio".

Ainda segundo Roberto Cláudio, os recursos para os três novos BRTs, foram obtidos: "dois com oGoverno Federal e com o BNDES, e um que está sendo negociado nesse momento com o BID, mas já com o aceno favorável". Os novos BRTs são, respectivamente, um que vai ligar os Terminais do Conjunto Ceará e da Parangaba, outro que vai do Terminal do Siqueira até oCentro e um terceiro que liga o Terminal da Messejana também ao Centro.

"Isso não é só o BRT. Você alarga via, prepara calçamento, faz drenagem e passa o BRT. Todas essas intervenções incluem adaptações e melhorias nos terminais envolvidos. Esses três BRTS, são obras para os quatro anos. Nós temos que licitar alguns deles ainda, temos que iniciar as obras, mas com esses BRTS, nós mudaremos a velocidade de trânsito de ônibus na cidade", prometeu o gestor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário