sexta-feira, 10 de abril de 2015

Metrô de Fortaleza aumenta número de viagens na linha Oeste

14/03/2012 - Governo do Ceará

Com isso, os passageiros também chegarão mais cedo em casa ao trabalho. O percurso de Fortaleza a Caucaia que era feito em 44 minutos, cairá para 38 minutos.



A Linha Oeste do Metrô de Fortaleza, que liga o Centro da Capital ao centro de Caucaia,  passou a contar, desde a última segunda-feira (12), com 46 viagens em dias úteis, 13 a mais que até a semana passada. Aos sábados, serão 45 viagens. Aos domingos e feriados, 13.  Segundo a diretoria de operações da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), as mudanças devem aumentar em 10% o número de passageiros. Atualmente, cerca de 10 mil pessoas utilizam a linha de segunda-feira à sexta-feira.

O número de trens atendendo a linha irá permanecer o mesmo (três no horário de pico e dois no horário de “vale” - quando o número de passageiros diminui). O aumento no número viagens será possível devido ao fim das obras do túnel da linha Sul no pátio do Metrofor, que, por questão de segurança, limitavam a velocidade no trecho a 5 km/h.

Com isso, os passageiros também chegarão mais cedo em casa ao trabalho. O percurso de Fortaleza a Caucaia que era feito em 44 minutos, cairá para 38 minutos. “Os trens andarão com maior velocidade e será isso que vai diminuir o tempo de viagem e o intervalo entre as chegadas dos trens às estações. Além disso, vamos ofertar mais lugares para a população. Tudo isso atrai mais pessoas”, afirma Antonio Chalita de Figueiredo, gerente de controle e tráfego.

Linha Oeste

A Linha Oeste do Metrô de Fortaleza liga o Centro da Capital ao centro de Caucaia. A linha de 19,5 quilômetros de extensão possui nove estações em funcionamento. Em 2010, tanto as estações quantos os trens foram reformados: quatro locomotivas foram modernizadas e 31 carros de passageiros receberam nova fuselagem e sistema de climatização.

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) investiu cerca de R$ 125 milhões nessa melhoria. Com isso, mais passageiros estão utilizando a linha. Em 2011, os trens da linha Oeste transportaram mais de 3,46 milhões de passageiros

- Hoje, os passageiros podem embarcar ou desembarcar em nove estações ao longo do trecho: João Felipe, Álvaro Weyne, Padre Andrade, Antônio Bezerra, São Miguel, Parque Albano, Conjunto Ceará, Jurema, Araturi e Caucaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário