sexta-feira, 10 de abril de 2015

Trens para Caucaia com ar-condicionado

28/09/2010 - Diário do Nordeste


METROFOR 


Os usuários aprovaram as reformas, mas temem que aconteçam atos de vandalismo



Os passageiros dos trens da Linha Oeste, que liga Caucaia a Fortaleza, tiveram uma grata surpresa ao encontrarem, ontem à tarde, os vagões totalmente remodelados. Ar-condicionado, novos bancos e janelas são algumas das novidades. Até agora, apenas duas composições, formadas por uma locomotiva e quatro carros cada, entraram em operação.


A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) está recuperando, ao todo, quatro locomotivas e 31 carros. As antigas composições ferroviárias, que são da década de 1970, estão ganhando itens de conforto e segurança, encontrados hoje em Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e metrôs de todo o mundo.


Os trens já reformados ganharam visual moderno, totalmente revestidos em fibra de vidro reforçado e pintura automotiva, além de sistema de climatização usado em veículos ferroviários de última geração.


Também foram colocadas, nas novas composições, janelas em policarbonato, mais resistentes contra atos de vandalismo; pisos em PVC/PRFV, que apresentam uma resistência mecânica mais elevada; e bancos com assentos individuais.


Foram realizadas, ainda, melhorias na iluminação e nas portas. A reforma tem como objetivo permitir ao usuário sentir um elevado grau de segurança, conforto e bem-estar, despertando o sentimento de zelo e também de preservação.


Segundo o assessor da presidência do Metrofor, Fernando Mota, toda essa remodelação custou R$ 11 milhões e, até o início do próximo ano, todos os carros e locomotivas reformados devem estar funcionando.


Integração


Mota explicou que o objetivo é realizar a integração do metrô de Fortaleza com os ônibus que circulam na Cidade. "Essa será uma boa oportunidade para os cidadãos que usam o transporte público. Também deverá desafogar o trânsito da nossa Capital".


Ele destacou que é importante a população não cometer atos de vandalismo contra os trens, como aconteceu com os outros. "As pessoas têm de se conscientizar de que elas são as beneficiadas com essas melhorias e somente elas perdem com a depredação", frisou Mota.


O comerciante Luciano Dourado aprovou as novidades encontradas no metrô. Ele afirmou que, antes, os usuários se sentiam desprotegidos no vagões devido à falta de portas e às janelas e cadeiras quebradas. "Agora, tudo isso mudou, está tudo muito melhor". Mas, alertou que isso pode mudar rapidamente. "É importante que todos zelem pelo patrimônio".


Para a professora Maciele Lima Barbosa, o destaque da reforma ficou por conta do conforto proporcionado pelo ar-condicionado e também pelos novos bancos. "Mas a entrada e saída de passageiros e a segurança também precisam ser melhoradas", afirmou a professora.


http://diariodonordeste.globo.com/ma...?codigo=858176

Nenhum comentário:

Postar um comentário