quarta-feira, 19 de julho de 2017

Nova licitação vai acelerar obra do VLT Parangaba-Mucuripe

14/07/2017 - Ceará Agora

A Secretaria da Infraestrutura do Estado – SEINFRA vai fazer uma nova licitação para finalizar o trecho 3 (entre as avenidas Borges de Melo e Abolição) da obra de implantação do ramal Parangaba-Mucuripe, do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT, que será operado pelo Metrofor. O novo certame será necessário, por conta do distrato com o consórcio VLT Fortaleza, formado pelas empresas AZVI S.A do Brasil e Construtora e Incorporadora Squadro Ltda. 

A rescisão se fez necessária por conta do descumprimento do contrato por parte do consórcio construtor, apesar do esforço do Governo do Estado no sentido de dar celeridade aos trabalhos. A dissolução do contrato (Distrato) está prevista na Lei de Licitações (Lei n.º 8.666 de 21 de junho de 1993) e está publicada no Diário Oficial do Estado – DOE desta quinta-feira (13). 

O distrato não representa paralisação total nas obras do trecho 3. A SEINFRA manterá movimentação no trecho, principalmente com a sequência da instalação de gradis e demolições, além dos trabalhos de remoção de imóveis da faixa de domínio e remanejamento de redes das concessionárias de serviços públicos. As obras nos trechos 1 e 2 continuam normalmente. 

Avanços na obra 

Desde a retomada da obra do ramal Parangaba-Mucuripe, em 2015, o objetivo do Governo do Ceará tem sido colocar o VLT pra funcionar, ligando pontos de forma contínua, favorecendo o deslocamento da população. O trecho 1 representa a passagem inferior da Borges de Melo, que já alcança cerca de 70% de obra concluída, com entrega prevista para setembro deste ano. 

O trecho 2, que liga as estações Parangaba e Borges de Melo, já está praticamente pronto, com 96% de execução. Esse trecho já está em operação experimental e, em breve (25/07) vai começar com a operação assistida, com o transporte de passageiros de forma gratuita. No trecho 3, as obras também tiveram avanços significativos e em locais de difícil acesso como a comunidade Aldaci Brabosa, no Bairro de Fátima e na área do Lagamar. 

A implantação do VLT Parangaba-Mucuripe é uma obra que demanda um número significativo de remoções. Hoje a maior parte delas se concentra no trecho 3, em bairros como Mucuripe, Varjota e Dionísio Torres. O Governo sempre se preocupou em fazer todo o processo da melhor forma possível, inclusive criando uma lei própria que baliza as negociações e define os direitos das famílias removidas. Dar continuidade a esse processo, de forma célere e justa também está sendo um dos focos do Governo neste empreendimento. Prova disso é que, apenas de fevereiro a junho de 2017, foram empregados cerca de R$ 20 milhões em indenizações e pagamento de aluguel social. 

Saiba mais 

Quando finalizado, o VLT terá 13,4 quilômetros ligando os bairros Mucuripe e Parangaba. Desta extensão, serão 12 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetro de trechos elevados. O Ramal atravessará 22 bairros, área que concentra mais de 500 mil moradores de Fortaleza. A previsão de demanda potencial do novo modal é de 90.000 passageiros por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário