quinta-feira, 13 de julho de 2017

Passageiros do metrô de Fortaleza passam a usar bilhetes recarregáveis

12/07/2017 - G1 CE

Cartões estão disponíveis gratuitamente aos usuários que comprarem a partir de duas passagens de uma só vez.

Metrô de Fortaleza passa a utilizar sistema de cartões recarregáveis. (Foto: André Teixeira/G1)
Metrô de Fortaleza passa a utilizar sistema de cartões recarregáveis. (Foto: André Teixeira/G1)

Os passageiros da linha sul do metrô de Fortaleza têm agora a possibilidade de comprar passagens em cartões recarregáveis, utilizando o cartão do Metrofor, inserindo qualquer quantia em créditos. A medida busca diminuir o tempo de utilização do modal, já que dispensa a ida à bilheteria todas as vezes que o serviço for utilizado.

Desde a segunda-feira (10) os cartões recarregáveis entraram em circulação. Antes disso eram distribuídos cartões com passagem única, que não possibilitava a recarga e eram recolhidos pela catraca no ato de acesso à plataforma.

O novo cartão recarregável será entregue aos usuários que solicitarem a partir de duas passagens e permanecerá de posse do passageiro depois de passar pela catraca. Aqueles que adquirirem apenas um bilhete continuarão recebendo o tíquete único, recolhido pela catraca eletrônica.

Utilização

A distribuição do cartão recarregável é gratuita, necessitando apenas que o usuário compre duas ou mais passagens e solicite qualquer valor em crédito, a partir de R$ 3,20. A cada embarque realizado, o valor da passagem inteira (R$ 3,20) será debitado do cartão. Caso a quantia em créditos no cartão seja menor que o valor da passagem, é necessário fazer uma nova recarga. Cada recarga tem validade de seis meses.

A princípio, o sistema de bilhetagem eletrônica opera somente para os pagantes das passagens inteiras. A assessoria de imprensa do Metrofor informa que ajustes técnicos estão sendo concluídos para que o cartão do Metrofor seja disponibilizado aos idosos (gratuidade) e aos estudantes (meia passagem). Por enquanto, esses passageiros devem continuar utilizando o bilhete de papel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário